Colmeia Fraterna MEIMEI
Criada com o objetivo de acolher gestantes em período gestacional, tanto para apoio psicossocial e material quanto espiritual, a Colmeia Fraterna Meimei reúne-se todo sábado, das 8h30 às 9h30, no Lar de Maria.
Nesses encontros, são abordados temas como: visão espírita da gestação, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, leis de proteção às mulheres e à família.
As apresentações são realizadas por médicos, psicólogos, trabalhadores da casa espírita e outros colaboradores.
Muitos desses temas são provocados pelas próprias participantes, tais como: relacionamento familiar, com o parceiro, entre outros. Dessas conversas surgem relatos, em alguns casos, de violência doméstica, depressão, dificuldades para aceitar a gravidez, dentre outros que são direcionados para a busca de minimizar ou sanar seus efeitos.
O grupo acompanha o pré-natal das gestantes (mediante cadastro), orientando sobre todas as etapas de preparação para a chegada do bebê e também sobre os futuros cuidados com a criança. Questões como diabetes, hipertensão, HIV são acompanhadas de perto, bem como são realizadas rodas de conversa para que as mães possam expor as suas dúvidas e inquietações.
No oitavo mês de gestação, o Lar de Maria doa um enxoval completo a cada participante assídua às reuniões que tenha tido o acompanhamento do seu pré-natal. Os produtos são doados por frequentadores da casa e também são recebidos recursos em dinheiro para que o grupo possa comprar os itens do enxoval. Até o quarto mês de vida do bebê, a gestante continua participando das reuniões da Colmeia Meimei. Após esse período, é convidada a integrar o grupo de mães da casa, com novo cadastro.